01/04/2021 às 00h34min - Atualizada em 01/04/2021 às 00h34min

Quais as oportunidades de negócio em 2021?

Artigo #4 da Coluna Empreendedor na Prática

Prezado Leitor,

A mobilidade e o alongamento do atual cenário e da sociedade conduzem os caminhos do futuro. De forma direta ou indireta tudo está conectado e é preciso estar atento ao que acontece a nossa volta. Nesta 4ª Edição da Coluna Empreender na Prática daremos uma noção de como identificar as oportunidades de negócio, para o ano que inicia o seu segundo trimestre.

Observando os sinais e acontecimentos é possível se preparar melhor para lidar com pessoas, com a economia, com tendências e principalmente tomar as decisões mais assertivas para o negócio.

Em um cenário de instabilidade e incertezas, como o gerado pela pandemia do novo coronavírus, a velocidade, a flexibilidade e a resiliência das micro e pequenas empresas podem ser fatores fundamentais para ajudar a impulsionar a retomada da economia brasileira ainda em 2021. Foram elas que durante a pandemia, apesar de terem sentido mais os impactos, conseguiram manter e recuperar empregos.

Uma das principais virtudes de um empreendedor é perceber as chances que o mercado oferece para abertura de um novo negócio. Muitos não empreendem tão somente porque querem ser donos de seu próprio destino profissional: eles enxergam as oportunidades de negócio e as transformam em uma atividade empresarial. Para quem acompanha André Miranda em seu canal do instagram - @empreendebonfim - percebeu suas dicas, neste sentido, em boa parte dos últimos meses.

Mas onde estão as oportunidades de negócio? Qual é o segredo para descobrir novas chances de abrir um negócio que seja um sucesso? Como identificar e aproveitar uma oportunidade de negócio?

Então, o que é uma oportunidade de negócio?

Veja bem, uma oportunidade de negócio é a oportunidade que um empreendedor percebe para promover o lançamento de um produto ou serviço que tenha congruência no mercado, que atenda aos anseios do público consumidor. Reconhecer e identificar uma chance de um novo negócio é uma virtude do empreendedor, ainda que ela não se concretize ou simplesmente não dê certo. Afinal, é errando que a gente aprende a fazer certo!
Circula pelas redes sociais uma historinha que explica o próprio entendimento do que é uma oportunidade de negócio e seu enredo é assim:


“Uma empresa de sandálias envia dois vendedores para uma determinada região africana, de olho no mercado local. Os sócios querem descobrir se vale à pena investir por lá. Os relatórios da visita dos profissionais sobre as chances do negócio no local são absolutamente antagônicos: o primeiro diz que a ideia é péssima, porque ali todos andam descalços, portanto as vendas serão um fracasso total. O segundo vendedor, por sua vez, defende veementemente a entrada no mercado local, justamente porque ninguém utiliza sandálias por lá.”


Nesta historinha das sandálias a serem comercializadas em um determinado local da África, um vendedor percebe a oportunidade que tem em mãos para faturar muito. O outro só enxerga prejuízo e fracasso. A diferença está na percepção do próprio mercado e do público consumidor.

O que falta a um determinado local, que é uma necessidade para aquele público consumidor que ali está? As possibilidades são infinitas quando identificamos uma demanda: todos precisamos comer, nos vestir, nos divertir, cuidar da saúde, da casa, enfim, precisamos consumir.

Mas como reconhecer uma chance de um novo negócio? Observe o seguinte:

  1. Se há uma necessidade, já é meio caminho andado para a oportunidade se tornar um bom negócio. Veja se existe uma necessidade de consumo;
  2. Quanto tempo aquela possibilidade vai se sustentar? É uma oportunidade sazonal, que dura, por exemplo, somente no verão? Ainda assim, pode ser um bom negócio, dependendo dos investimentos que precisarão ser feitos. Pense nisso.
  3. Se a oportunidade que você enxerga fará com que o consumidor sinta que está comprando algo que lhe é importante, que tem valor agregado, meio caminho para o sucesso já foi percorrido. Avalie isso: o benefício que o negócio vai gerar para os clientes.
As oportunidades de negocio estão em absolutamente todos os cantos por onde circulamos. É verdade e sempre existe uma chance de empreender e ganhar dinheiro ao nosso redor. Basta estar muito atento e perceber quando um novo negócio pode surgir.

A resposta acima pode parecer genérica demais, e isso também é verdade! Mas acontece que limitar o campo de possibilidades é limitar a sua própria atividade de empreender, e isso a gente não quer, não é mesmo? Portanto, esteja atento as tendências de mercado para tomar as melhores decisões que impactam a sociedade e o seu negócio.

Um forte abraço e até a próxima edição.

 
Wladimir Wanderley

Wladimir Wanderley

Administrador, Consultor do Projeto Empreender da FACEB, Colunista

Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://empreendebonfim.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp