14/07/2021 às 16h07min - Atualizada em 14/07/2021 às 15h56min

Segmento de Beleza e Estética

Artigo #7 da Coluna Empreendedor na Prática

Prezado(a) Leitor(a), na edição passada demos início a um período onde falaremos dos segmentos de serviços que existem em Sr. do Bonfim e nos municípios do seu entorno. Dando continuidade, nesta 7ª Edição trataremos do segmento de Beleza e Estética, um segmento que sofreu com a pandemia, mas que nos últimos doze anos acumulam um crescimento invejável.

Este segmento sempre foi um mercado promissor! Mesmo no momento mais crítico da crise que o nosso País atravessa, continua apresentando crescimento. Os números não mentem!

Este mercado se expande a cada dia mais e nem mesmo a queda da economia intimidou este setor. De acordo com o que foi divulgado pelo Empresômetro, empresa respeitada em serviços de informação empresarial e de mercado, e também pesquisas do FECOMERCIO, de 2014 a 2019, o segmento de Estética alavancou nos resultados. O número de centros estéticos e salões de beleza no país aumentou 567%.  O avanço foi de, aproximadamente, 72.000 empreendimentos para cerca de 500.000 no ano de 2016, resultado com teor significativo e que mostra o quanto o segmento superou a crise, apontando o setor de Estética como um dos mais vantajosos, atualmente, no Brasil. 

Independente da época, as pessoas procuram pelos tratamentos de beleza, ao contrário de outros segmentos e os dados atuais apontam para a previsão de um crescimento aproximado de 8%, só no primeiro semestre deste ano.

As pessoas que gostam de cuidar da estética, se preocupam também com a boa forma e acaba buscando apoio nas academias (outro segmento que abordaremos), setor que vem crescendo mesmo com a crise econômica. Hoje, o Brasil ocupa a segunda posição no mercado mundial. É fato: um segmento completa o outro e em nosso estado não é diferente. Os números, inclusive apontam crescimento acima da média.

Os tratamentos e os cuidados com a boa forma física e a beleza estética eram comuns somente por mulheres. Mas hoje, os homens também buscam por esses procedimentos, não só por conta de manter uma boa aparência, mas para manter a saúde em dia. O mercado tem se mostrado promissor e vem aguçando o interesse de novos empreendedores e de organizações já existentes para apostarem no mundo da Beleza e da Estética, contudo, precisarão investir em capacitações e equipamentos adequados.

Entretanto, em se tratando de um setor que vem crescendo constantemente por conta dos serviços oferecidos, é de suma importância que todas as pessoas que pretendem atuar na área sejam capacitadas e habilitadas, uma vez que, também, trata-se de procedimentos que envolvem técnicas médicas e que são devidamente fiscalizadas pelos conselhos das áreas e os registros destes profissionais devem estar em dias.

Ao abrir uma clínica de estética, é necessário que os profissionais que nela irão trabalhar tenham conhecimento sobre o assunto e o dominem da melhor forma possível, seja uma simples aplicação de botox ou um procedimento mais complexo, já que acaba aliando a saúde, a aparência estética, a forma física e a autoestima da pessoa.

Com o avanço da tecnologia, surgiram diversas técnicas no mundo da estética, as quais não podem ser realizadas por pessoas não capacitadas. De acordo com o Ministério da Saúde, é necessário que o profissional seja habilitado. Por isso, vale lembrar a todos que pretendem entrar na área que procurem por instituições que ofereçam as devidas capacitações. Já aqueles que atuam e queiram expandir o seu negócio, procurar parcerias com profissionais devidamente qualificados. Desta maneira todos ganham: empresas e clientes.

O que não faltam, hoje em dia com esse crescimento latente do mercado, são opções. Cabe a cada pessoa escolher a opção que mais lhe agrada e também aquela que está dentro do seu orçamento.

Da mesma forma que a capacitação profissional é primordial, é de suma importância que todos os equipamentos sejam de ótima qualidade e tenham um bom funcionamento. Para os profissionais que já têm suas clínicas, o ideal é fazer a manutenção dos aparelhos periodicamente ou, se necessário, providenciar sua substituição.

Este mercado continua aquecido no País e em nossa região. E, dentre os fatores que mais contribuem para isto, estão:
- aumento da expectativa de vida e a necessidade de conservar a aparência jovem por mais tempo;
- uso da tecnologia de ponta que significa aumento de produtividade e redução de custos;
- lançamento de novos produtos voltados às necessidades de diferentes consumidores;
- aumento do interesse dos homens por produtos e serviços de beleza e estética dedicados a eles.

Vale a pena citar que o segmento de beleza vive um momento de transformação. Este ocorrência se dá tanto por exigência dos consumidores, quanto pelo próprio modelo de negócio que foi se modernizando e aperfeiçoando com o passar dos anos. Isso fez com que os tradicionais salões que oferecem diversos serviços em um único local  continuassem a manter seu público cativo. Porém, os locais especializados em um único tipo de serviço também estão ganhando o mercado. Isto se chama segmentação. 

Foi assim que surgiram as primeiras barbearias que se modernizaram e hoje são coqueluche entre os homens, as esmalterias, os espaços exclusivamente dedicados às sobrancelhas e os salões de cabeleireiros altamente especializados em fios crespos, por exemplo.

Mas fiquem atentos. Outro aspecto que ganha importância dentro dos espaços de beleza é a experiência do consumidor. Hoje em dia, o cliente busca não apenas um serviço que o deixe mais bonito, mas também um momento de satisfação e prazer.

Enfim caro(a) leitor(a) amigo(a)a. A aposta como empreendedor(a), lógico, é toda sua! Seja qual for o tamanho do seu sonho, neste negócio, procure sempre aliar o seu investimento com profissionais capacitados e adequados a atender as exigências do seu público. Lembre-se que a cada procedimento agendado, ali vai estar se concretizando a necessidade, a autoestima, a satisfação ou até mesmo o sonho do seu cliente! Não se permita ser sujeito do pesadelo dele. Qualidade e Profissionalismo, no segmento de Beleza e Estética são sinônimos de casamento entre o seu empreendimento e o cliente.

Um forte abraço e até a próxima edição onde falaremos de outro segmento empresarial de Senhor do Bonfim: o de academias.
Wladimir Wanderley

Wladimir Wanderley

Administrador, Consultor do Projeto Empreender da FACEB, Colunista

Tags »
Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://empreendebonfim.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp