17/07/2021 às 21h43min - Atualizada em 17/07/2021 às 21h43min

Senhor do Bonfim tem um potencial enorme para tornar-se Cidade Empreendedora

O que precisamos é despertar as características que a transformarão em Cidade Empreendora.

A criação do Programa Empreende Bonfim, que acontece toda quinta-feira na Rádio Rainha FM 97,3 de Senhor do Bonfim, trouxe um desafio: compreender melhor alguns aspectos e comportamentos econômicos da cidade.

Eu precisava de informações que pudessem me ajudar a desenvolver conteúdos para o programa e, é claro, estratégias para os clientes da Engendrar, minha Agência de Publicidade. Afinal, se antes já era difícil conseguir dados de mercado reais e que pudessem nortear minhas ações, com a pandemia, o desafio foi ainda maior.

Após algumas conversas com Alex Barbosa, do Projeto Minha Cidade Bonfim e colunista do portal, chegamos a conclusão que era mais do que necessário obter esses dados e, o que antes era importante para desenvolver as pautas do programa e estratégias para meus clientes agora, passou a ter um propósito: difundir conteúdos que mostram como informações históricas e atualizadas sobre a economia local podem transformar a sociedade e a maneira como empreendemos.

Quando eu digo, ser um difusor de conteúdos refiro-me a ajudar os empreendedores e empresários, sejam pequenos ou grandes para que:
  1. Conheçam e reconheçam a importância histórica de Bonfim transpirar empreendedorismo;
  2. Fortaleçam a economia local entre empresas;
  3. Tirem suas ideias do papel, sejam elas para aprimorar negócios em execução ou tirá-las do rabisco;
  4. Bonfim seja uma cidade de pessoas que empreendem e não de empreendimentos para pessoas;
  5. Pensem grande! Pensar grande e pequeno dá o mesmo trabalho;
  6. Deixem a zona de conforto e reinventem-se;
  7. Entendam que somos humanos e lidamos com humanos;
  8. Façam mais com menos.
Essas ações são apenas algumas das que temos em mente.

Então, sem mais delongas, vamos ao início de uma série de artigos que irei escrever sobre a importância econômica de nossa cidade.

Historicamente, Bonfim, conhecida como a 'Terra do Bom Começo', tem em sua raízes em três roteiros econômicos, que podem ser lidos neste artigo de Alex.

Com quase 80 mil habitantes (IBGE 2020), Senhor do Bonfim (BA), tem, em sua distribuição populacional em maior número na zona urbana com 77% e 23% na rural, onde, as mulheres são maioria e mais de 45% estão entre a faixa etária de 15 a 49 anos.

O PIB em 2018 era de R$ 873,4 milhões, ficando as maiores fatias divididas entre a administração, com 258,4 milhões (29,6%) e, a prestação de serviços com R$ 454,10 milhões (52%).

Até a data da edição deste artigo, existem aproximadamente, 4.750 empresas ativas, onde, Moda e Estética e Gastronomia ocupam, respectivamente, o primeiro e segundo lugar.

Um dos pontos fortes que contribuem para a cidade ser uma potência econômica é a sua localização.

O município está situado às margens da BR-407, rodovia de ligação existente no Brasil, que tem início em Vitória da Conquista (BA), atravessa a região da Chapada Diamantina e corta Senhor do Bonfim, possuindo 1.482,6 km de extensão e que corta três estados: Bahia e Pernambuco (passando pela ponte sobre o Rio São Francisco, que divide as cidades de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE), uma das divisas mais movimentada do Brasil, e pelo Piauí.

Essas informações - bem resumidas - já demonstram algumas características que podem ser absorvidas no desenvolvimento de estratégias para as atividades comerciais da cidade. A propósito, quanto mais atividades, maior é a geração de oportunidades de negócios e de emprego.

Isso, sem falar que o fortalecimento econômico favorece a condução de serviços melhores e o aumento da arrecadação de impostos que, sendo bem administrados, são devolvidos na valorização dos patrimônios públicos.

Senhor do Bonfim tem um potencial empreendedor enorme. O que precisamos é despertar em todos e todas, as características que a transformarão em Cidade Empreendora, um outro artigo que escreverei em breve.
André Luís Miranda

André Luís Miranda

Apresentador do Empreende Bonfim, André é Designer e sócio da Engendrar Comunicação.

Tags »
Relacionadas »
Comentários »
  • 07/01/2022 às 17h54min

    Olá Antonio Evert como vai? Que bom que você gostou do artigo! Sobre a consultoria, estamos a sua disposição.

  • 11/12/2021 às 07h28min

    Parabéns pela visão empreendedorística. A propósito sou da terra e, agora aposentado, estarei voltando em breve. Gostaria de saber se posso fazer uma consultoria sobre a possibilidade de um pequeno empreendimento para incrementar a renda. Obrigado.

Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://empreendebonfim.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp