27/06/2021 às 22h52min - Atualizada em 08/07/2021 às 22h52min

O Consumidor do futuro 2023

Enquanto 2020 foi um ano de reinvenção, as empresas agora estão procurando por oportunidades neste momento de retomada da economia.

WGSN

A percepção do consumidor em relação a produtos e experiências mudou, redefinindo os hábitos e as prioridades de compra. ‘Consumidor do futuro 2023’ é parte de uma série de matérias sobre estratégias de negócio, destacando o que você precisa implementar neste momento para se antecipar e entregar produtos que despertarão o interesse das pessoas.

Além de explorar sentimentos do consumidor – como a ‘percepção do tempo’ e a ‘esperança’ –, apresentamos quatro perfis que moldarão o mundo ao nosso redor: Antecipadores, Novos Românticos, Inconformados e Condutores.

Conhecendo cada um dos perfis e quais estratégias usar

Antecipadores

A fadiga emocional e as incertezas em relação ao futuro e à economia afetam os Antecipadores. Esse grupo cauteloso quer estabilidade e segurança, e precisa de interferências otimizadas.

Estratégia: invista em inovações do varejo, como dispositivos de reabastecimento na loja, assinaturas, vendas antecipadas e sob demanda, lançamentos semanais, novos modelos de desconto e programas de fidelidade.

Novos Românticos

Uma rotina de trabalho mais pesada e um desejo profundo de se reconectar às emoções caracteriza os Novos Românticos, um grupo que está redefinindo os coletivos comunitários. Com o trabalho remoto se estabelecendo, essas pessoas estão fugindo das metrópoles em direção a áreas rurais, redefinindo o conceito delas de comunidade.

Estratégia: desenvolva produtos, serviços e iniciativas que ajudem as pessoas a criar laços emocionais mais sólidos com seus mundos interiores e exteriores. Para isso, use materiais naturais e crie produtos sustentáveis que ofereçam momentos sensoriais, estimulem os rituais e ampliem o bem-estar.

Inconformados

Estimulados pela indignação de 2020 e pela falta de assistência de governos e instituições, este grupo ativista usa a tecnologia e o apoio dos colegas para reconstruir o mundo. Em 2023, a cultura do cancelamento deverá focar na diversidade, já que os Inconformados apoiam comunidades e empresas que fomentem a diversidade.

 

Estratégia: invista em ações inspiradoras, progresso contínuo e mudanças de longo prazo. Desenvolva produtos transculturais, incorpore os saberes indígenas, implemente uma cadeia de produção ética, seja transparente e desenvolva marketplaces de venda direta ao investidor.

Condutores

A flexibilidade cognitiva faz com que este grupo seja incrivelmente resiliente. Multidimensionais, multitalentosos e sempre dispostos a realizar multitarefas, esses consumidores que não têm medo de riscos se interessarão por habilidades neurais e experiências que despertem os sentidos, abrindo espaço para uma nova onda de carreiras não lineares.

Estratégia: invista em novas experiências, aventuras virtuais e mundos alternativos. Explore o varejo gamificado, o comércio ‘e-terativo’, as iniciativas de metaverso e o ‘terceiro espaço’, onde o consumidor possa se comunicar, se divertir, comprar, aprender e trabalhar.


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