02/12/2021 às 11h05min - Atualizada em 02/12/2021 às 12h00min

Após três experiências ruins, 80% dos compradores abandonam varejista

Estratégias de marketing digital se fazem presentes na rotina dos varejistas que desejam melhorar a plataforma e aumentar as vendas

DINO
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Segundo a Connected Shoppers Report da Salesforce, 80% dos consumidores abandonam um varejista após três experiências ruins. A pesquisa se baseou na resposta de consumidores e executivos do varejo para realizar suas conclusões. Além do dado acima, também foi mostrado que as movimentações em sites e aplicativos de marcas, varejistas e mercados digitais tiveram um avanço de quase 40% entre 2019 e 2021, a partir da adesão de canais digitais, por parte dos consumidores, para que as compras fossem feitas. Quando o assunto são programas de fidelidade, também foi apresentada a conclusão de que as gerações Y e Z dão, aproximadamente, duas vezes mais valor ao acesso exclusivo a produtos e experiências limitadas do que os Silents/Baby Boomers. A Connected Shoppers Report ainda reportou o fato de que o varejo médio utiliza quase 44 sistemas diferentes para realizar o gerenciamento das experiências do cliente, tornando difícil a entrega de experiências de compra unificadas. Além disso, 66% dos consumidores aguardam que as organizações compreendam as suas necessidades e expectativas exclusivas, sendo que só 32% dos varejistas alegam que suas empresas possuem o poder de transformar dados em preços e produtos personalizados em tempo real em todos os canais e pontos de contato. "A Covid-19 mudou permanentemente as expectativas do consumidor", comentou Rob Garf, vice-presidente e gerente geral de varejo da Salesforce. "Nossa pesquisa mostra uma necessidade crescente de remover o atrito entre os nove pontos de contato de uma jornada de compra típica. Marcas e varejistas precisarão aumentar os investimentos que unificam os mundos digital e físico para fornecer uma experiência contínua e personalizada". Para encontrar os resultados, foram realizadas duas pesquisas duplo-cegas com 1.600 consumidores globais e mais de mil executivos varejistas entre os meses de julho e setembro de 2021. Marketing digital e aumento de vendas no varejo O ambiente digital tem sido cada vez mais procurado pelo setor varejista, fazendo com que seja necessária a adesão a novas estratégias de atração de potenciais consumidores - sendo uma delas o marketing digital. O marketing para varejistas pode abarcar diversas frentes e já é posto em prática por algumas empresas. Segundo um estudo realizado pela Content Trends, em 2019, as organizações têm apostado em marketing de conteúdo - uma das ferramentas do marketing digital - para aumentar as visitas de consumidores em até 1,3 vezes, acarretando uma geração extra de 1,4 leads. Outra estratégia que vem se mostrando eficiente quando o tema perpassa o marketing para varejistas é o e-mail marketing. De acordo com a Pew Research, 92% dos adultos usam o e-mail como meio de comunicação central. Desse número, 61% apontam usar o canal diariamente, o que faz com que o e-mail marketing seja importante para empresas que querem ter destaque no universo on-line, usando estratégias que possuem relação com o marketing para varejistas.



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