12/07/2021 às 00h32min - Atualizada em 12/07/2021 às 00h32min

Micro e pequenos negócios puxam alta na demanda das empresas por crédito

Os números fazem parte do último levantamento do Indicador de Demanda das Empresas por Crédito, da Serasa Experian.

Serasa Experian
A busca das empresas por crédito registrou alta de 2,6% em maio de 2021 na comparação com o mês anterior.

No estudo, os micro e pequenos negócios apresentaram o maior índice de crescimento dessa demanda, também com 2,6%, enquanto os de médio porte chegaram a 2,5% e os de grande porte alcançaram 1,5%.

Após retração registrada em janeiro/21 (-4,2%), a busca por crédito teve resultado positivo nos últimos 4 meses. O maior índice registrado no ano foi em fevereiro – alta de 5,9%.

Para o economista da Serasa Experian Luiz Rabi, o relaxamento das medidas restritivas ligadas à pandemia de Covid-19 no país aumentou a confiança dos donos de negócios.

“Muitas empresas voltaram a trabalhar com restrições mais sutis no início de maio, o que trouxe mais fôlego ao capital de giro. Por isso, os empreendedores sentem mais segurança na tomada de crédito, embora ainda precisem usá-lo para suprir necessidades de caixa”, afirmou.

No comparativo mensal por setor, a Indústria foi a área que mais demandou crédito em maio, registrando alta de 3,0%. Para o Comércio, a expansão chegou a 2,8%, enquanto o segmento de Serviços marcou 2,4%.

“Enquanto, por um lado, o setor de Serviços ainda não retornou ao patamar pré-pandemia, por outro, as empresas industriais têm condições melhores na busca pelo recurso financeiro, já que estão em uma fase consistente da retomada econômica, que acompanha a elevação do PIB”, completou o economista.

A análise regional revelou um crescimento na busca por crédito por parte das empresas em quase todo o país, exceto na região Sul – que apresentou queda de 2,2%. O destaque positivo fica para o Sudeste, com um aumento de 4,5%. Na sequência, ficaram as regiões Norte (4,1%), Nordeste (3,8%) e Centro-Oeste (1,5%).
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://empreendebonfim.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp